HISTÓRICO

O antigo Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras – PROJELE e atual Programa de Ensino de Línguas – PROGELI é parte importante da história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sendo, inclusive, anterior à Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – FAALC.

 

Em 1996, o Projele iniciou suas atividades, com duas turmas de Língua Inglesa, uma para alunos iniciantes e outra para intermediários, com o objetivo de atender a uma demanda interna da instituição. Com características de projeto de ensino e ainda um projeto-piloto, os cursos foram ministrados de forma gratuita apenas aos acadêmicos do Curso de Letras e dentro do quadro de horários de oferta de disciplinas regulares.

No início de 1997, já como uma atividade extensionista, foram abertas mais duas turmas iniciantes, uma de inglês e uma de espanhol e iniciados os cursos de russo, japonês, árabe e italiano, além da continuidade das turmas em andamento, desta vez, mediante uma taxa de inscrição semestral. Nesse período e nos 10 anos seguintes, teve na formação de seu quadro de professores, profissionais contratados, que ministravam aulas de idiomas em cursos da cidade e com experiências de salas de aula. Muitos deles já reconhecidos pela população como professores das línguas que ensinavam.

– Trecho do texto “E Então Me Descobri Professor(a): o projeto de extensão PROJELE e a formação inicial de professores de línguas adicionais”, da professora Marta Banducci Rahe (2021).

 

A continuidade do projeto atende a demanda pelos cursos de línguas tanto da comunidade universitária quanto da sociedade em geral, forma cidadãos autônomos e críticos que é um dos maiores desafios da educação contemporânea em todo o mundo. O aprendizado de qualquer língua estrangeira é enriquecedor, contato com outras línguas e outras culturas abre caminhos para o entendimento da nossa própria língua e cultura e oportuniza a comunicação global e a realização pessoal. A oferta de cursos considera a importância do estímulo mental que contribui para a reflexão sobre o processo comunicativo que aproxima a sociedade brasileira da cultura de outros povos, e ainda contempla uma parcela significativa dos colonizadores do Estado de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, no campus de Campo Grande, são ministradas presencialmente aulas de Língua Inglesa, Língua Italiana, Língua Espanhola e Língua Francesa. Já nos campus de Três Lagoas e Corumbá, apenas aulas de Língua Inglesa. E, por fim, na modalidade online ocorrem aulas de Língua Alemã, Língua Chinesa e Língua Espanhola, assim como os cursos de Inglês para fins acadêmicos, Inglês e mitologia, Inglês e cinema e Inglês e contos de fadas.

Além disso, no campus de Campo Grande também ocorre a oferta de cursos de Língua brasileira de sinais – LIBRAS e Português para estrangeiros que atuam como ações afirmativas: a primeira com uma taxa de matrícula menor, e o segundo de forma gratuita.